PRORROGADA até 20 de agosto de 2017.
 
Chamada para dossiê "Educação: pesquisas a partir das teorias de Norbert Elias" Revista Comunicações (UNIMEP)
 
 
A teoria dos Processos Civilizadores e a da Sociologia Figuracional, propostas por Norbert Elias, têm demonstrado possibilidades de interpretação das transformações sociais e educativas, vividas por nossas sociedades modernas e globalizadas nas quais os indivíduos estão cada vez mais interdependentes em redes complexas, nas diferentes figurações das quais fazem parte. A recepção, os usos e as apropriações da obra de Norbert Elias têm se alargado no campo da Educação a partir de pesquisas empíricas teoricamente orientadas assumindo a perspectiva sócio histórica, relacional, processual e de aprendizagem social ao abordar na formação humana temáticas como: poder, violência, infância, civilidade, habitus, diversidade, família, inclusão, literatura, tecnologia. Tais questões consideram tanto a dinâmica escolarizada como a não escolar na constituição educativa dos indivíduos em sociedades. Assim, este dossiê propõe: apresentar pesquisas sobre fenômenos educativos produzidas, em diálogo com as teorias de Norbert Elias, no campo da Educação brasileira e latino-americana.
Organizado pelos professores Tony Honorato (UEL) e Magda Sarat (UFGD), este dossiê está aberto para professores e pesquisadores que queiram submeter seus artigos para a Comunicações. Para ser apresentado ao dossiê, o texto deve ser enviado dentro das normas da Revista, até o dia 20 de agosto de 2017. Pelo menos um dos autores do artigo deve ter titulação mínima de doutor. Logo no início da submissão, o autor deve indicar a seção “Dossiê – Educação: pesquisas a partir das teorias de Norbert Elias”.