*Inscrições Prorrogadas até 15/09/2015

Em parceria acadêmica, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) convidam tod@s para o evento que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2015, em Fortaleza (CE). Com o objetivo de congregar professor@s, pesquisador@s, estudantes, especialistas, profissionais, integrantes de Organizações Não-Governamentais, Núcleos de Pesquisa, Centros e Programas Universitários de Estudos de Gênero no Brasil, o evento propõe a reflexão sobre os processos sociais que têm convertido as diferenças em fontes de discriminação e desigualdades, estimulando o diálogo entre diversas epistemologias contemporâneas (pós-modernas, pós-estruturalistas, feministas, teoria Queer, Estudos Culturais, Estudos Subalternos) que refletem sobre a forma como tais processos de diferenciação são construídos.

O evento, realizado desde 2007, tem como objetivos: promover a reflexão e o debate d@s participantes sobre as relações de gênero que se estabelecem em instâncias sociais distintas e analisar o discurso sobre gênero elaborado por diferentes representações culturais, na perspectiva de contribuir para a construção de novas relações de gênero pautadas na igualdade de oportunidades e no cumprimento aos direitos humanos.

Portanto, face às exigências de uma nova realidade, a realização da V edição do referido evento revela o compromisso dos organizadores em propor a continuidade e a ampliação das reflexões e discussões teórico-metodológicas relacionadas à problemática de gênero.

SITE DO EVENTO: http://www.uece.br/eventos/seminariogenero/

PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 26/11

14h às 18h - Credenciamento
Local: Auditório Paulo Petrola
18h30min - Mesa de abertura
Local: Auditório Paulo Petrola
19h - Conferência de abertura: Feminismos, cidadania e participação política no Brasil.
Conferencista: Dra. Celi Regina Jardim Pinto (UFRS)

  • Dia 27/11

08h - MESA 1: Gênero, mulher e ditadura militar
Palestrantes: Dr. Charliton José dos Santos Machado (UFPB), Dra. Celia Chaves Gurgel do Amaral (UFC), Dr. José Gerardo Vasconcellos (UFC).
Coordenador de mesa: Dr. Charliton José dos Santos Machado (UFPB)
Local: Auditório Paulo Petrola

10h - MESA 2: Gênero, mulher e reforma política
Palestrantes: Dra. Gloria de Lourdes Freire Rabay (UFPB), Dra. Maria Helena de Paula Frota (UECE), Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo (UFC).
Coordenador de mesa: Dra. Maria Helena de Paula Frota (UECE)
Local: Auditório Paulo Petrola

14h - MESA 3: Gênero, política e identidades
Palestrantes: Dra. Alomia Abrantes da Silva (UEPB), Dra. Celecina de Maria Veras Sales (UFC), Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne (UECE).
Coordenador de mesa: Dra. Celecina de Maria Veras Sales (UFC)
Local: Auditório Paulo Petrola

16h -MESA 4: Gênero, anarquismo e poder
Palestrantes: Dr. Adriano Azevedo Gomes de León (UFPB), Idalina Maria Freitas Lima Santiago (UEPB), Dra. Adelaide Gonçalves (UFC).
Coordenador de mesa: Idalina Maria Freitas Lima Santiago
Local: Auditório Paulo Petrola

  • Dia 28/11

8h às 12h - Apresentação de trabalhos (salas do bloco L na UECE/Itaperi)
14 às 17h - Apresentação de trabalhos (salas do bloco L na UECE/Itaperi)