Escolha uma Categoria

História da Educação

Descrição do site: 
Criada em 1996, foi a primeira associação de pesquisadores em História da Educação a constituir-se no Brasil. Congrega pesquisadores em história da educação de diversas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul.

Descrição do Site:
Rede social baseada no modelo de web colaborativa voltada para estudantes, professores, pesquisadores ou simples apaixonados por história. É um espaço para se ler notícias, publicar textos, acessar vídeos, participar de debates, trocar idéias, conhecimentos e informações.

Descrição do site: 
Blog do professor Jorge Carvalho do Nascimento. Espaço destinado a história da educação.

Descrição do site: 
A página disponibiliza fontes de pesquisa relacionadas a vários temas e instituições, atualmente distribuídos da seguinte forma: Creches, Parque Infantil, Associação Feminina Beneficente e Instrutiva e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Há também acesso a artigos e teses sobre as temáticas, assim como listagem de sítios de interesse.
Para se ter acesso aos documentos, é necessário cadastrar-se. A página está aberta a receber documentos digitalizados por Grupos de Pesquisa ou pesquisadores.

Descrição do site: 
Biblioteca virtual sobre capacitação de professores universitarios oferecendo textos e links organizados em modulos.

Descrição do site: 
Criado em 1997, o Projeto Memória tem como objetivo valorizar a cultura e a história do País, homenageando personalidades e celebrando fatos que ajudaram a construir a identidade nacional.

 

 

Revistas de História da Educação

Descrição do site: 
We publish articles on every aspect of education, from pre-school to university education, on informal as well as formal education, and on methodological and historiographical issues.

Descrição do site: 
A Revista Brasileira de História da Educação publica artigos, resenhas e notas de leitura inéditos no Brasil, relacionados à história e historiografia da educação, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em português ou espanhol. A coleção está disponível para download no formato .pdf.

Descrição do site: 
O periódico foi criado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2002. Objetiva divulgar reflexões e resultados de pesquisa na área da História e da Historiografia da Educação. O acesso aos texto publicados é gratuito.

Descrição do site: 
Periódico publicado pela Escola Politécnica da Fundação Oswaldo Cruz. Publica debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde.

Descrição do site: 
Estudos Históricos é uma revista semestral dedicada à História do Brasil vista de uma perspectiva multidisciplinar. Ela é publicada ininterruptamente pelo CPDOC desde 1988, e abre espaço para a publicação de trabalhos de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional.

Descrição do site: 
A Revista HISTEDBR On-Line publica artigos de pesquisa e reflexão acadêmica, estudos analíticos, resenhas, resumos de teses e dissertações, e documentos que abordam temas da História da Educação.

Descrição do site: 
Publicação da Associação Nacional de História - ANPUH

Descrição do site: 
A revista está disponibilizando suas ediçõs em formato digital. A revista Sæculum aceita para publicação artigos, comunicações, resenhas, entrevistas e memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) na área de História.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centros de Memória

Descrição do site: 
O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer foi criado no ano de 2001, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Constitui-se como um espaço não só de salvaguarda de materiais, mas também de organização e preservação de um acervo que assume características de biblioteca, museu e arquivo e é formado por uma diversidade de materiais relativos à memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer.

Descrição do site: 
O Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME) foi implantado em dezembro de 1996 tendo como objetivo reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, da educação física, do lazer e da dança no Brasil. Para tanto, são desenvolvidas pesquisas históricas, exposições, mostras de fotografias, oficinas temáticas, palestras, entre outras atividades. Além de atingir especialistas está voltado para o público em geral, disponibilizando a documentação histórica de diversas formas: via computador, catálogos bibliográficos, exposições, mostras fotográficas, palestras, oficinas, cursos e resultados de pesquisa.

Descrição do site: 
Centro de Memória Inezil Penna Marinho da ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - UFRJ

 

Descrição do site: 
O Projeto Memória de Leitura estuda diferentes aspectos da leitura, com especial ênfase em sua história e em sua prática no Brasil

 

Descrição do site: 
Le centre de ressources et de recherche du MNE, implanté à Rouen, a en charge la gestion matérielle, documentaire et scientifique de l’ensemble des collections.

 

Grupos de Pesquisa

Descrição do site:
La Sociedad Española para el Estudio del patrimonio Histórico-Educativo (SEPHE) es una sociedad científica, sin ánimo de lucro, cuyos objetivos fundamentales son los siguientes:
“a) Protección y conservación del patrimonio histórico-educativo
b) Estudio e investigación del patrimonio histórico-educativo
c) Promoción, estímulo, apoyo y difusión de las acciones relacionadas con los fines anteriormente enunciados”.

Descrição do site:
El Centro de Investigación MANES tiene como objetivo principal la investigación de los manuales escolares producidos en España, Portugal y América Latina durante los siglos XIX y XX

Descrição do site:
El CEINCE, Centro Internacional de la Cultura Escolar, es una entidad promovida por la Asociación Schola Nostra en colaboración con la Consejería de Educación de la Junta de Castilla y León y de la Fundación Germán Sánchez Ruipérez, para el estudio y difusión de la cultura de la escuela.

Descrição do site:
En 1995 se constituyó la Federación Icaria (Fedicaria). Para entender la presente página web es casi imprescindible disponer de una información más o menos detallada de dicha federación, pues es en su seno donde surgió el Proyecto Nebraska, el cual promueve y da a conocer aquí su plataforma teórica, sus temas de estudio, sus obras y sus inquietudes intelectuales.

Descrição do site:
A pesquisa do GEPHUR vem se desenvolvendo desde 2003 e se divide em duas Linhas de Pesquisa. A primeira visa a contribuir para o aprofundamento e registro da historiografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, investigando a criação e evolução da Instituição, dos diferentes cursos e unidades administrativas, além das principais atividades desenvolvidas internamente, desde sua criação, em 1910, como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, até os dias atuais. Aprofunda estudos referentes à história e memória da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, comparando as políticas educacionais gerais brasileiras com as práticas institucionais. A segunda Linha tem como objetivo o estudo das Instituições Educativas criadas ou recriadas nos anos 1950 e 1960 - momento histórico marcado pelo nacional-desenvolvimentismo - e compreender as experiências voltadas para o Ensino e a Pesquisa ocorridas no âmbito da Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES-1951), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP,criado em 1937 e reestruturado em 1952) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE- 1955).

PESQUISADORES: Celia Regina Otranto; Fernando César Ferreira Gouvêa; Ramofly Bicalho dos Santos; Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho; José Ricardo da Silva Ramos;
João Carlos Bernardo Machado.

ESTUDANTES: Aline Nunes Ferreirinha de Souza; Kátia Strottmann Stanieski Graebin; Amanda Neres de Castro Mônica Alves de Matos; Amanda Santos de Lima; Rafael José Galozi Soares; Camila Lima Pugialli; Samuel Coutinho de Macedo Júnior; Gabriela Queiroz de Alcantara; Vanessa Canuto Coelho; Karina Aparecida Avelino Monte.

Descrição do site:
Vinculado ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, desenvolve pesquisas, dissertações e teses; promove eventos acadêmicos voltados para a investigação da história da educação em seus diversos contextos, momentos históricos e espaços de constituição. Possui uma perspectiva de trabalho interdisciplinar, com o envolvimento de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e instituições, em interlocução com centros de pesquisa nacionais e internacionais. Sua produção tem se materializado na publicação de artigos em revistas acadêmicas brasileiras e estrangeiras, capítulos e livros, organização de eventos e formação de pesquisadores votados para a temática.
 

Descrição do site:
Desde 1996 el equipo de Historia Social de la Educación de la Universidad Nacional de Luján viene desarrollando sus tareas de investigación bajo el nombre HISTELEA Historia Social de la Enseñanza de la Lectura y la Escritura en Argentina. Incorporado al proyecto interuniversitario ALFA PATRE MANES (patrimonio Escolar Manuales Escolares) se propone dar cuenta de las diversas formas en que se cumplió la propuesta moderna de formar masivamente lectores analizando la lectura y la escritura como prácticas socio-históricas que atravesaron distintos períodos sociales y políticos de nuestro país. En su primera fase Histelea se dedicó al largo período que va desde "el catecismo colonial a La Razón de Mi Vida" y en su segunda fase actual encara profundizaciones en la segunda mitad del Siglo XX. 

Descrição do site:
Sediado na Faculdade de Educação de Campinas, o grupo vem atuando desde 1991, articulando grupos de pesquisadores da área de História da Educação em vários estados brasileiros.

Descrição do site:
A constituição de teorias da Educação Física: o debate em periódicos no século XX é o projeto-base que orienta os estudos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). O grupo busca criar as condições que possibilitem dar visibilidade e permitam compreender, por meio dos impressos, de estudos históricos, de investigações com o cotidiano escolar e da análise da comunicação científica, abrangendo os canais formais e informais, a forma foi e vem sendo produzido o campo da Educação Física no Brasil e as suas teorias. Como em determinados momentos agentes sociais dotados de competências específicas se apropriam, sistematizam e fazem uso do conjunto de saberes provenientes de diferentes áreas do conhecimento, para significar o papel da Educação Física na sociedade e no interior das instituições educacionais. Os estudos desenvolvidos pelo grupo vem impactando positivamente no trabalho de importantes pesquisadores, mestrandos e doutorandos, com a publicação de livros (e capítulos de livros), artigos em periódicos e congressos, e a produção de dissertações e teses. Da experiência acumulada pelo grupo resulta a primeira experiência sistemática da área de Educação Física no Brasil de Avaliar seus periódicos científicos. Este estudo tem impulsionado a melhoria da qualidade das publicações periódicas, propiciando um impacto relevante na comunidade científica em geral, mais de modo particular na avaliação procedida pela CAPES nos periódicos da área de Educação Física.

Descrição do site:
Núcleo Interdiciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE)- USP - Organiza acervos e sistematização de fontes viabilizando investigações para alunos mestrandos e doutorandos.

Descrição do site:
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e da Infância (NIPHEI), cadastrado no CNPq como Diretório de Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ/FFP em 2007, tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionados às temáticas concernentes à história da educação, da infância e da antropologia educacional brasileira.

Descrição do site:
El Doctorado en Ciencias de la Educación, que organizó RUDECOLOMBIA, desde 1996, obtuvo la aprobación del Ministerio de Educación Nacional por medio de la Resolución 2333 de julio 3 de 1998 y con Código del ICFES 73103. En el año 2000, el 12 de junio, obtuvo la Acreditación Previa por Resolución 1591 del Ministerio de Educación Nacional. En el año 2005 obtuvo el Registro Calificado para todas las universidades miembros de RUDECOLOMBIA. Es relevante indicar que, el doctorado obtuvo el Premio a la calidad de postgrados en Iberoamérica, en marzo del 2008, mediante concurso realizado por la Asociación Iberoamericana de Postgrados. AUIP. Se tiene una Ruta Académica y una prospectiva en: cobertura, calidad y gestión. La meta se establece desde el papel de la universidad en la construcción de la nación desde la región colombiana debido a que todas nuestras instituciones están ubicadas en la región colombiana. Se ha establecido tres hechos históricos en las etapas de la prospectiva: 2010, celebración de los doscientos años de Independencia, del 20 de julio de 1810; 2016 (20 años de RUDECOLOMBIA), 2026 fundación de las primeras universidades republicanas en la Gran Colombia. Actualmente, estamos desarrollando un programa piloto de estudios posdoctorales, desde el grupo Grupo de Investigación "Historia y Prospectiva de la Universidad Iberoamericana". HISULA. Se trata del primero que se organiza en Colombia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Educação

Descrição do site:
Associação Brasileira de Ensino a Distância.

Descrição do site:
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das instituições federais de ensino superior (IFES) na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

Descrição do site:
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Descrição do site:
O Centro de Referência em Educação Mário Covas possui um moderno Sistema de Documentação, totalmente informatizado e disponibilizado na internet. São mais de 40 mil ítens, nacionais e estrangeiros.

Descrição do site:
Projecto de elaboração de uma base de dados sobre Cinema e educação, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa. O projecto tem por objectivo explorar a relação entre cinema e educação em duas vertentes fundamentais: O cinema como interlocutor da tematização do fenómeno educativo e O cinema como agente educativo.

Descrição do site:
Conselho Nacional de Educação

Descrição do site:
O site criado em 1996, busca compartilhar com os professores/educadores e especialistas de diferentes formações o que de mais recente tem acontecido no campo educacional no Brasil e no mundo.

Descrição do site:
Revista temática sobre o ensino superior no Brasil. Publicação mensal, gratuíta para consulta OnLine

Descrição do site:
Ministério da Educação.

Descrição do site:
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Descrição do site:
Biblioteca virtual sobre capacitação de professores universitarios oferecendo textos e links organizados em modulos.

Descrição do site:
Site da UNESCO no Brasil.

Descrição do site:
O Universia é uma rede de 842 universidades na América Latina e na Península Ibérica, congregando aproximadamente 80% da comunidade universitária ibero-americana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituições Nacionais

Instituições Internacionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Revistas Online Brasil

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Revistas Internacionais Online

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Sistemas de Busca

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Fomento à Pesquisa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Editoras

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.

Outros

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc scelerisque lectus a quam faucibus, ut luctus erat suscipit. Phasellus commodo, sapien sed sodales laoreet, neque libero pretium elit, a sollicitudin sapien nibh a diam. Duis nec tellus risus. Duis nec enim et lorem vulputate tempus. Aliquam interdum ac quam euismod aliquam. Quisque porttitor nibh id nisi congue, faucibus ultrices ante ultricies. Nulla efficitur, elit in facilisis luctus, ipsum orci vulputate est, sit amet accumsan massa nunc at ex. Sed id fermentum nibh. Vivamus felis lorem, hendrerit in posuere sed, vulputate quis mi. Nam faucibus leo ornare, tristique metus ut, euismod risus. Cras suscipit viverra leo, eu imperdiet magna. Praesent vestibulum orci eget sollicitudin maximus. Maecenas hendrerit, justo sit amet finibus vehicula, urna arcu fringilla ante, eu molestie urna est quis magna. Aenean quis augue semper, blandit diam non, scelerisque neque. Etiam ornare varius tincidunt.