VIII CBHE

Foi realizado em Maringá, Universidade Estadual de Maringá de 29 de junho a 2 de julho de 2015

 

Desde a sua criação, ocorrida em 1999, a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) tem cumprido o importante papel de congregar professores/as e pesquisadores/as brasileiros/as que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa na área, de forma a estimular a realização de estudos pautados pela crítica e pela pluralidade teórica, bem como promover o intercâmbio com outras entidades de representação nacional e internacional no campo da história da educação e áreas afins.

Na perspectiva anteriormente descrita, um dos espaços desenhados para a divulgação e a troca de conhecimentos produzidos tem sido o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) que, desde o ano 2000, reúne, a cada dois anos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais com produção relevante sobre o tema.

O I CBHE realizou-se no Rio de Janeiro, de 6 a 9 de novembro de 2000, e teve como tema central “Educação no Brasil: História e Historiografia”. O II CBHE aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, de 03 a 06 de novembro de 2002, e focalizou a temática “História e Memória da Educação Brasileira”. O III CBHE foi sediado em Curitiba, Paraná, de 07 a 10 de novembro de 2004, e teve como foco a “A Educação Escolar em Perspectiva Histórica”. No IV CBHE, realizado em Goiânia, Goiás, de 05 a 08 de novembro de 2006, discutiu-se a “A Educação e seus Sujeitos na História”. O V CBHE, realizado em Aracaju, Sergipe, de 9 a 12 de novembro de 2008, focalizou o tema “O Ensino e a Pesquisa em História da Educação”.

Especialmente relevante tem sido a evolução, em menos de uma década, do número de trabalhos aprovados, de 231em 2000, para 783 em 2008. Esse crescimento sinaliza, de forma inequívoca, o crescente vigor experimentado pela pesquisa histórica em educação no Brasil, amplamente sustentado na congregação e na conjugação de esforços de toda uma comunidade científica representada pela SBHE.

Na trajetória desse esforço continuado para promover reflexões e debates no campo da história da educação, no ano de 2008, em Aracaju, a plenária da assembleia geral da SBHE aprovou a proposta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para sediar o seu VI Congresso, no período de 16 a 19 de maio de 2011, evitando-se, dessa forma, a proximidade com o Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, marcado para ocorrer entre 22 e 25 de agosto de 2010, na cidade de São Luiz do Maranhão.  Conforme demonstrado no quadro a seguir, em Vitória foram 876 trabalhos aprovados, distribuídos em nove eixos temáticos.

O VII Congresso Brasileiro de História da Educação aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso, no período de 20 a 23 de maio. Os 698 trabalhos aprovados para o VII CBHE, agruparam-se em torno de 10 eixos temáticos. Neste momento nos preparamos para realização do VIII CBHE, a ser realizado em Maringá-PR, no período de 29 de Junho a 02 de Julho de 2015, com a temática "História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização".

O VIII Congresso Brasileiro de História da Educação contará com 10 eixos temáticos

1 Estado e Políticas Educacionais na História da Educação Brasileira

2 Etnias e Movimentos Sociais na História da Educação

3 Fontes e Métodos em História da Educação

4 História da Educação das Crianças, Jovens e Adultos no Brasil

5 História da Profissão Docente

6 História das Culturas e Disciplinas Escolares

7 História das Instituições e Práticas Educativas

8 Impressos, Intelectuais e História da Educação

9 O Ensino de História da Educação

10 Patrimônio educativo e cultura material escolar

Para saber mais acesse: http://www.ppe.uem.br/8cbhe/resumos/apresentacao.htm e http://8cbhe.com.br/anais