Divulgamos o livro "Mulheres Inovadoras no Ensino (São Paulo, Séculos XIX e XX)", organizado por Diana Vidal e Paula Perin Vicentini, a ser lançado no XCBHE. 
 
Gentiliza conferirem demais informações no e-mail abaixo encaminhado. 
 
 
 
 
news fino traço
banner_mulheres_novadoras_ensino
CAPA_MULHERES_INOVADORAS_ENSINO
LANÇAMENTO!

Mulheres Inovadoras no Ensino 

(São Paulo, Séculos XIX e XX)
Escrito por professoras sobre professoras, este livro se constitui em um dos resultados das pesquisas realizadas no âmbito do projetoMulheres e inovação docente (São Paulo e França, nas décadas de 1860 a 1960), uma parceria efetuada entre aUniversidade de São Paulo e aUniversité Sorbonne Paris Cité, nos anos de 2016 a 2018.

O projeto tinha por objetivo a elaboração de biografias de professoras que inovaram a prática docente e que permanecem praticamente desconhecidas no presente. A maioria dessas mulheres construiu sua trajetória em sala de aula. Foram professoras de escolas infantis, primárias e secundárias em zonas urbanas e rurais. Criaram metodologias para o ensino de crianças, jovens ou adultos. Ocuparam-se de alunos deficientes. Algumas delas chegaram a atuar no ensino superior. Outras participaram do cenário político-educacional.

[...] Nesse sentido, é possível ver nas professoras de ontem, professoras de hoje; e para aquelas que estão na ativa, reconhecer em suas práticas atuais, índices de práticas pretéritas. É justamente nesse bordado delicado que reside o saber docente, misto de conhecimentos formais e de um domínio imemorial, incorporado coletivamente e recriado em cada experiência individual do magistério. Que a leitura deste livro seja inspiradora de descobertas - novas e antigas!

Adquira essa novidade!
Siga-nos nas redes sociais
 Facebook  Instagram  Website