É com prazer que compartilhamos a mais nova edição da Revista de Estudos de Cultura. Trata-se do dossiê POMBAL EDUCADOR. 

Este dossiê vincula-se a um projeto de investigação e preparação da obra completa do Marquês de Pombal, em 32 volumes criticamente anotados (“Para a construção de um corpus pombalino: Parte I – Os textos historio- gráficos do Marquês de Pombal” (FCT – PTDC/HAR-HIS/32197/2017). O projeto busca fazer o levantamento de toda a obra escrita do Marquês de Pombal ou por ele diretamente inspirada e preparar uma edição critica- mente anotada e atualizada, promovendo assim uma renovação dos estudos pombalinos por meio de uma abordagem interdisciplinar, para além das visões parciais motivadas pelas paixões polêmicas que ora desvalorizaram, ora supervalorizaram o significado de sua ação. Foram compilados artigos relacionados aos escritos pombalinos relativos à instrução pública, de modo geral, e ao ensino de Humanidades de modo particular, responsáveis pelo que se convencionou chamar, na historiografia educacional, de reformas pombalinas, bem como à sua repercussão no Brasil.

Boa leitura!

Luiz Eduardo Oliveira

Editor Chefe

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