Prezados sócios,

divulgamos o evento abaixo:

Preservando a Memória e a História da Educação Paulista: o acervo histórico do Centro do Professorado Paulista

Data: 29/11/2017
Local: UNIFESP-Guarulhos
Estrada do Caminho Velho, 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos-SP

O Seminário tem como objetivo celebrar a doação, por parte do Centro do Professorado Paulista (CPP), do Acervo da Biblioteca “Sólon Borges dos Reis”, do Instituto “Sud Menucci”, para a Biblioteca da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Fundado em 1930, o Centro do Professorado Paulista constituiu, no âmbito de sua trajetória como representante dos profissionais do magistério do estado de São Paulo e em defesa da educação pública de qualidade, um dos principais acervos documentais do país, composto por materiais didáticos, periódicos educacionais e documentos oficiais sobre o sistema escolar paulista. Há mais de duas décadas, esse acervo vem fomentando diferentes trabalhos de investigação científica, especialmente pesquisas de mestrado e doutorado, que tematizam questões decisivas da escolarização no estado de São Paulo.

O evento será promovido pelos Grupos de Pesquisa “História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos” e “Infância, cultura, história”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP-Guarulhos, responsáveis pelo acordo de doação firmado entre o CPP e a UNIFESP.

Programação:

29 de novembro de 2017

14:30h - Cerimônia de Abertura

15h às 17:30h – Mesa de debate

 

Expositoras:

Profª. Drª Rosa Fátima De Souza Chaloba (UNESP-Araraquara)

Profª. Drª. Mirian Jorge Warde (PPGE – UNIFESP-Guarulhos)

 
Mediação: Profª. Drª. Claudia Panizzolo (UNIFESP)

Imagens: